Bola de fogo é flagrada no céu de Patos de Minas

Existe a possibilidade de que o objeto tenha tocado o solo.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Registro feito às 01:34 (Tempo Universal Coordenado – UTC), 22:34 (horário de Brasília).
Foto: Ivan Soares (Observatório IDS)

Câmeras do Observatório IDS, em Patos de Minas, flagraram uma grande bola de fogo no céu por volta das 22:30 de sexta-feira (07/05).

O fenômeno foi classificado bólido, ou seja, um meteoro brilhante que entra na atmosfera e na maioria dos casos não chega a tocar o solo. No entanto, existe uma chance de que o objeto, flagrado em Patos de Minas, tenha caído na terra.

A BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) analisa imagens e relatos na região do Alto Paranaíba para determinar o que realmente ocorreu na noite de sexta-feira.

O Patos Notícias também recebeu relatos de avistamento da bola de fogo em Patrocínio. Nas redes sociais também houve testemunhos em cidades do interior paulista.

Uma outra hipótese é que a bola de fogo se trate de lixo espacial que tenha entrado na atmosfera. Pedaços de satélites, foguetes e outros resíduos sólidos estão na órbita terrestre e eventualmente podem vir em direção ao planeta. Na maioria dos casos esses objetos são pequenos e se desintegram antes de tocar o solo. O mesmo princípio vale para pequenas rochas espaciais, meteoritos.

Viu algo no céu ou ouviu uma explosão? Envie seu relato para nosso WhatsApp (34 9 9972-9703).

Chuva de Meteoros

Nesta semana também ocorre a chuva de meteoros Eta Aquáridas. Em maio a terra passa pelos detritos do comenta Halley e pequenos fragmentos entram na atmosfera e provocam um feixe de luz no céu, estrela cadente.

O pico da chuva de meteoros foi na madrugada da quarta para quinta-feira (6). As chuvas de meteoros tendem a provocar feixes de luz menos intensos do que o bólido flagrado na noite de sexta-feira (7).

Foguete Chinês

Um foguete Chinês está descontrolado e entrará na atmosfera da terra entre a noite de sábado (8) e a madrugada de domingo (9). Não existe motivo para preocupação, já que a maior parte do foguete se desintegrará antes de tocar o solo.

Ainda não se sabe o local exato da queda, mas especialistas acreditam que sejam em zonas desabitadas ou no oceano. A chance da queda ocorrer em território brasileiro é de menos de 2%.

O foguete chinês Long March 5B tem cerca 33 metros de comprimento, cinco metros de diâmetro e aproximadamente 21 toneladas. Apesar dos números assustarem, a estrutura se dividirá em vários pedaços menores que podem cair em locais distintos.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Sant
Sant
08/05/2021 17:47

Eu vi kkkkk coisa lindaaa

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.