BDMG Cultural reúne importantes estudiosos no Seminário sobre Minas Gerais

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Conhecer o passado e entender o  presente para projetar o futuro. Os mistérios de Minas são muitos, assim como a sua pluralidade e diversidade. Inspirado por essa visão, o BDMG Cultural realiza, nos dias 17 e 18 de maio, o seminário especial “Minas e seus caminhos”.

O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da instituição e conta com a curadoria do professor Caio Boschi. Em pauta, política, história, demografia, urbanização, arquitetura, artes visuais, literatura, música e economia.

O seminário acontecerá no auditório do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1.600 – BH/MG), de 9h às 18h. Não será necessário realizar inscrição e o acesso será gratuito – entrada sujeita a lotação do espaço. Para os interessados, haverá certificado de participação. 

As conferências estarão a cargo de João Paulo Cunha, Paulo Roberto Haddad, Otávio Soares Dulci, Berenice Menegale, Mário Marcos Sampaio Rodarte, Roberto Luís Monte-Mor, Maurício Laguardia Campomori, Letícia Mallard, Márcio Sampaio e Arno Wehling.

Para o curador Caio Boshi, professor titular do departamento de História da UFMG e da PUC Minas e membro da Academia Mineira de Letras, o encontro abrirá espaço para uma interlocução de qualidade sobre  o percurso de Minas Gerais nos seus 300 anos de história.

“O seminário, como enunciam os títulos de conferências, configura-se pela abordagem de variados recortes temáticos, à luz do processo histórico. Importa, então, tentar compreender caminhos, trajetos e itinerários que começaram no passado, para fazer, no presente, a sempre necessária reflexão. Ela é fundamental para delinear potencialidades orientadoras do futuro”, explica.

Em 2017, o BDMG Cultural realizou o seminário “Escrita, Memória e Movimento – BH 120 anos”. Agora, volta a convidar a intelectualidade do estado para pensar outro território: Minas Gerais.

Para o presidente do BDMG Cultural, jornalista Rogério Faria Tavares, “o seminário é uma oportunidade privilegiada para ouvir os principais especialistas do estado e debater com eles temas relativos à história, à demografia, à economia e à urbanização do estado. Também falaremos de Artes Plásticas, Música e Literatura. O evento oferecerá ao seu público a chance de fazer um mergulho profundo na alma mineira”.

Entre um tema e outro, haverá espaço para interação entre o público e o conferencista, com o objetivo de ampliar ainda mais o debate em torno das principais dimensões de Minas Gerais.

Programação

Dia 17 de maio – 9h às 18h

As Minas são muitas – João Paulo Cunha – jornalista,  é graduado em psicologia, pedagogia e filosofia, e ex- presidente do BDMG Cultural

Minas e a política: permanências e mudanças – Otávio Soares Dulci – graduado em ciências sociais, é mestre e doutor em ciência política. Atua como professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas

Os caminhos da economia de Minas: passado, presente e futuro – Paulo Haddad – economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ex-ministro de estado da Fazenda e do Planejamento

O artesanato dos sons e a arte da escuta em Minas Gerais – Berenice Menegale – diretora executiva da Fundação de Educação Artística, pianista

A reinvenção das Minas pelas Gerais: a questão demográfica – Mário Marcos Sampaio Rodarte – professor adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

Dia 18 de maio – 9h às 18h

A urbanização mineira: precocidade e modernidades diversas – Roberto Luís Monte-Mor – graduado em arquitetura e urbanismo pela UFMG e professor associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar

A arquitetura em Minas Gerais: cenário e agente da formação de uma cultura – Maurício Languardia Campomori – mestre em arquitetura e doutor em educação pela UFMG. Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG e membro titular do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais

Literatura histórica: cartas do primeiro governador de Minas Gerais para o rei de Portugal – Letícia Mallard – doutora, pesquisadora e ensaísta na área de Literatura Brasileira, professora emérita da UFMG

Arte mineira: tradição e modernidade – Márcio Sampaio – crítico de arte, pintor, desenhista e poeta, membro da Academia Mineira de Letras

Minas Gerais: o roteiro do seu caminho – Arno Wehling – membro da Academia Brasileira de Letras, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, doutor em História.

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 30 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida.

Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço:

Seminário Minas e seus caminhos

Data/horário: dias 17 e 18 de maio, das 9h às 18h
Local: Auditório do BDMG – Marco Túlio (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – BH/MG)
Acesso gratuito – entrada sujeita a lotação do espaço (60 pessoas)

Haverá emissão de certificados

Mais informações: (31) 3219-8691

<

p style=”text-align: right;”>FONTE: Agência Minas

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.