O jogo realizado através das redes sociais, envolve vários desafios que podem provocar ferimentos e até mesmo a morte.
Foto: Irandy Ribas
Sabemos que o suicídio se tornou uma verdadeira epidemia, evidenciando uma preocupação mundial. Mas a moda agora, é se suicidar depois de cumpridas 50 missões dadas por um moderador em um grupo secreto no Facebook, sendo a última delas acabar com a própria vida, através de um jogo, que leva o nome de “Blue Whale”, traduzido para o português de “Baleia Azul”.
Fenômeno nas redes sociais, o desafio surgiu na Rússia a pouco mais de um ano, onde alguns casos, como a de duas adolescentes, uma de 16 anos, que se jogou do alto de um edifício e outra de 15, que se atirou na frente de um trem respectivamente, tiveram seus casos investigados pela polícia, que ligou os fatos a um grupo que também participava, assim como elas.
No início, as tarefas são simples, como por exemplo desenhar algo ou passar noites em claro ouvindo músicas depressivas, mas depois os desafios vão aumentando e ficando cada vez mais perigosos, e podem obrigar os participantes a fazerem tatuagens utilizando facas. As outras partidas macabras variam desde bater fotos assistindo a filmes de terror, ficar doente, subir no alto de um telhado ou edifício à cometer o suicídio.