Baixa cobertura vacinal motiva ação para conferir cartão de vacina de casa em casa

Agentes de saúde iniciam visitas nessa terça-feira, e os responsáveis pedem apoio da população para recebê-los em suas residências.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Atenção Básica à Saúde, inicia amanhã (17) ação especial para aumentar a cobertura vacinal da população. Devidamente uniformizados, os agentes comunitários vão de casa em casa verificar o cartão de vacina de todos da residência, trabalho esse que, a princípio, estende-se até 11 de dezembro. A iniciativa envolve todas as equipes de Saúde da Família do município.

“Nossa cobertura vacinal está abaixo do esperado, e doenças que são preveníveis por vacinação estão ocorrendo em Patos de Minas. É o caso, por exemplo, da tuberculose. Temos também um caso suspeito de criança com Paralisia Flácida Aguda, o que pode indicar infecção pelo poliovírus, causador da poliomielite”, explica Betânia Morais, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ela acrescenta que os moradores também podem levar os cartões de vacina para verificação nas suas unidades de saúde de referência, mas que a busca ativa, casa a casa, evita o risco de aglomeração. “Se a residência de qualquer cidadão não for verificada, pedimos o apoio de informar via Ouvidoria, pelo número 3822-9101, ou diretamente na SMS, pelo telefone 3822-9619”, diz Betânia.

Poliomielite – Até o dia 20 de novembro, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes menores de 15 anos devem levar seus filhos às unidades de saúde da família (USFs) para atualizar o esquema vacinal. As duas gotinhas contra a pólio são para o público com idade de 1 ano a menores de 5 anos. Os postos oferecem vacinação de segunda a sexta-feira.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.