Aviões experimentais são mais baratos e possuem regulamentação menos complexa

Algumas regras são impostas aos modelos. O número de ocupantes normalmente não ultrapassa sete pessoas. Além disso, eles não podem ser utilizados para fins comerciais e nem sobrevoar áreas densamente povoadas.

Compartilhe!

Aeronave Experimental – Modelo RV-10
Foto: Divulgação

Um grave acidente aéreo chocou a população de Patos de Minas neste domingo (04/11). Cinco pessoas morreram depois que um avião experimental caiu na zona rural, clique aqui e saiba mais.

Mas afinal o que é uma aeronave experimental? De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é um veículo que não passou pelos mesmos testes complexos de um avião comercial. A licença é mais fácil de ser obtida e o custo é menor se comparado com os demais modelos.

Do ponto de vista material, uma aeronave certificada difere de uma aeronave experimental porque passa por um processo rigoroso de avaliação de projeto, testes de equipamentos e ensaios em voo que explora as condições mais extremas de operação e demonstra o cumprimento com requisitos técnicos internacionalmente estabelecidos. Tudo isso com participação direta da autoridade aeronáutica. Esse rigor no desenvolvimento do produto provê um alto grau de confiabilidade e reduz a probabilidade de uma falha técnica mas, por outro lado, aumenta significativamente o custo da aeronave e inibe o desenvolvimento da aviação e de novas ideias no âmbito amador.

Os amantes da aviação normalmente recorrem a esse tipo de aeronave pelo baixo valor de mercado. Alguns modelos, não é o caso do RV-10, podem inclusive serem adquiridos por meio de kits e ser montados pelo próprio proprietário.

Algumas restrições são impostas a esse tipo de aeronave. Ela não pode ser utilizada para fins comerciais e também é vetado o sobrevoo de áreas densamente povoadas, pois pelo entendimento dos especialistas, o piloto assume o riscos de estar em um dispositivo experimental, já a população não tem esse nível de conhecimento.

Outros registros de acidentes

A aeronave que se acidentou neste domingo é uma RV-10. Outros acidentes foram registrados com o mesmo modelo.

Aeronave explodiu quando estava no ar, diz Polícia Militar (Foto: Site Plug News)
Foto: Site Plug News (Arquivo)

Em 2014 duas pessoas morreram depois que um avião caiu na zona rural do Mato Grosso.

piloto morre em queda de avião no oeste da Bahia; avião cai; queda avisão; luis eduardo magalhães (Foto: Sigi Vilares / Divulgação)
Foto: Sigi Vilares / Divulgação (Arquivo)

Um ano antes, em 2013, um empresário de 28 anos morreu depois que a aeronave caiu na Bahia.

Além deste casos outros foram registrados com o modelo. Salienta-se que o ano de fabricação das aeronaves é variável. O que se acidentou neste domingo (04) foi produzido em 2013.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.