Autistas de Patos de Minas terão carteira de identificação

A 1ª carteira foi entregue nesta terça-feira (30/03) pelo prefeito, Luís Eduardo Falcão.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

Em encontro realizado na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Luís Eduardo Falcão e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Souza, entregaram à pequena Débora Gonçalves Silva a primeira unidade da Carteira de Identificação da  Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Um gesto simples, mas que melhora muito a vida das pessoas com autismo e de seus responsáveis.

Atendendo à Lei Federal 13.977, de 8 de janeiro de 2020, que dá direito ao atendimento prioritário para pessoas com o espectro, Patos de Minas avança ainda mais no que se refere à inclusão social, como ressaltou a mãe de Débora e presidente da Associação Esperança Azul, Cleide Alves. “Lutamos muito por essa conquista. Algo tão simples, que às vezes as pessoas não entendem. É um grande passo para todos nós”, disse ela.

A secretária de Desenvolvimento Social também destacou a importância dessa conquista para os autistas. “Acredito que a carteirinha permitirá a busca por mais direitos, por melhorias na qualidade de vida e por tudo aquilo que vocês estão buscando”, disse Jorgiane. O documento garante a essa população prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Em Patos de Minas, o órgão responsável pela emissão das carteiras é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os interessados em adquiri-la devem entregar a documentação necessária à entidade Esperança Azul, que fará o encaminhamento à pasta para confecção.

Confira os documentos necessários:

  • RG e CPF dos do autista pais responsáveis e do autista (obrigatório);
  • laudo médico com CID (obrigatório);
  • comprovante de endereço (Cemig) do último mês (obrigatório);
  • documento que comprove o tipo sanguíneo do autista (obrigatório);
  • receitas de medicamentos usados pelo autista, caso use (levar no cadastro);
  • foto 3×4 do autista;

A Esperança Azul iniciará o agendamento para recolher a documentação a partir do dia 5 de abril. Aqueles já cadastrados devem ligar no telefone fixo (abaixo), e os não cadastrados devem ligar ou mandar mensagem no número de celular disponibilizado.

Contato: Associação Esperança Azul
(34) 9 9772-7718 ou (34) 3171-3769
Rua Dona Luiza, 770, Centro
Das 7h30 às 11h30

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.