Atenção criadores de games: de onde os usuários mais vêm e quais as melhores publicidades para atrai-los

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A AppsFlyer, líder global em métricas de resultados de publicidade móvel para desenvolvedores de aplicativos, lança mais uma vez o seu “Índice de Desempenho” (AppsFlyer Performance Index) já em sua 4a edição. A AppsFlyer classifica as principais fontes de mídia em publicidade móvel. Essa é a classificação mais abrangente e confiável no ecossistema. 
Foto: Divulgação
O estudo tem uma parte totalmente dedicada a apps de Games, para que os desenvolvedores e pessoal do marketing desses aplicativos, possam escolher e decidir melhor quais serão suas estratégias de anúncios. Levando em conta que o Brasil é o segundo colocado no ranking de desinstalação de aplicativos, é preciso cada vez mais atenção na hora de definir as campanhas de publicidade! Abaixo, a AppsFlyer levanta os principais achados no que diz respeito aos jogos:
Melhor Publicidade móvel para apps de games:
O Facebook mantém a posição de nº 1. O gigante da mídia social continua a dominar a publicidade móvel no segundo semestre de 2016, ficando em primeiro lugar na Classificação de Força em gaming em todas as regiões do mundo – tanto para Android quanto para iOS. A pontuação de retenção global para Android não se alterou em relação ao primeiro semestre – permanecendo em 3º, porém para iOS, perdeu três posições, ficando em 5º.
O todo-poderoso Google para Android: a posição do Google na Classificação de Força global para Android não se alterou, ficando em 2º, com o segundo maior volume de instalações e a segunda maior pontuação de retenção. Quanto ao iOS, o Google ficou em 6º lugar na Classificação de Força, e em 8º em retenção.
A Apple faz uma estreia e tanto. A gigante de tecnologia fez sua estreia no índice através de sua poderosa plataforma Apple Search Ads. A nova plataforma de publicidade da Apple demonstra grande potencial, com a terceira maior pontuação em retenção no iOS na América do Norte, levando-a à 6ª posição na Classificação de Força. Como plataforma nova, ainda há margem para crescer em instalações de aplicativos de gaming, já que ficou na 16ª posição.
A Taptica foi quem mais avançou. A rede móvel subiu 17 posições na Classificação de Força iOS chegando a 7ª posição e subiu 13 posições em retenção para ficar em 4º lugar. Em Android, a Taptica entrou no bolo pela
primeira vez, saltando diretamente para ficar entre as “top 10”.
A AppLovin é ainda uma força em Gaming, a AppLovin alcançou a 3ª posição na
Classificação de Força Android global (não mudou), e subiu duas posições para ficar com a 6ª posição na pontuação de retenção. Em iOS, ficou em 2º lugar na Classificação de Força, e subiu uma posição, ficando em 3º
lugar na lista de retenção.
O Twitter promove qualidade, porém… O serviço de networking social e de notícias ficou com a primeira colocação no Android, levando-a a subir 10 posições na Classificação de Força, para o 5º lugar. Entretanto,
quando se trata de aumentar a escala no número de instalações de aplicativos de gaming, o Twitter encontrou fortes desafios, ficando com a 20ª posição. Em iOS, o Twitter subiu 3 posições para se classificar em 9º na Classificação de Força, embora com melhor desempenho (14º em instalações).
Vídeos móveis continuam a ser uma forma poderosa de envolver gamers em potencial com a pontuação de retenção 23% mais alta do que a mediana global na pontuação de retenção. As redes de vídeo Vungle, Unity Ads e AdColony ficaram em 4º, 5º e 6º lugares respectivamente na Classificação de Força no iOS, com Vungle e AdColony ficando em 1º e 2º em retenção. Na Classificação de Força no Android,Unity Ads ficou em 4º, Vungle em 6º e AdColony em 7º.
Anúncios Incentivados geraram downloads, porém traz gamers de qualidade muito baixa. O uso de recompensas para gerar instalações de aplicativos ainda é uma tática de aquisição de usuários popular em gaming, embora essa tática gere usuários com pouca qualidade — com pontuação de retenção 60% menor do que a mediana desse índice.
iOS demonstra habilidade para crescer em escala em gaming. Apesar da participação de mercado bem maior do sistema Android, as 30 maiores fontes de mídia no iOS entregaram cerca de 50% de todas as instalações de aplicativos de gaming por mídias pagas. Em outras palavras, embora o iOS tenha menos usuários, estes baixaram aplicativos de publicidade para jogos com frequência muito maior do que seus pares do sistema Android.

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Déborah Santos
Triângulo Notícias
04/04/2017

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