Árvores velhas serão trocadas por novas em Patos de Minas

Os trabalhos começaram pela Avenida Paranaíba, que recebeu mudas de ipê.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação (Prefeitura de Patos de Minas)

A Diretoria de Meio Ambiente, por meio da Coordenação de Parques e Áreas Verdes, iniciou as atividades de recuperação de áreas verdes em Patos de Minas. As ações envolvem o corte de árvores cujo ciclo de vida se aproxima do fim e substituição delas por novas mudas. A primeira região a receber esse tipo de serviço foi a Avenida Paranaíba.

Os trabalhos na referida via começaram nesta sexta-feira (24), quando foram plantadas 22 mudas de ipê amarelo e rosa ao longo do canteiro central da avenida. A ação foi realizada pela Diretoria de Meio Ambiente com apoio do Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima). Além do plantio, foi recolhido todo o lixo encontrado nos canteiros.

- Continua depois da publicidade -

Os ipês plantados na avenida vão substituir parte das frondosas sibipirunas – Caesalpinia peltophoroides – que, por vários anos, embelezam a via. O corte das árvores envelhecidas ocorrerá ao longo dos próximos dias. O plantio de mudas, substituindo gradativamente as árvores antigas, tem a finalidade de evitar o grande impacto visual e ambiental que o corte de uma única vez ocasionaria.

“Aproveitamos a chuva para garantir o sucesso desse plantio. As árvores, assim como nós, têm seu ciclo de vida e, quando entram no período de senescência, podem oferecer riscos de queda dentro da cidade. Por isso, é de suma importância fazer esse trabalho gradativo de substituição”, explicou a engenheira florestal e responsável pela Coordenação de Parques e Áreas Verdes, Sophia Vieira.

Sophia afirmou, ainda, que o embelezamento da cidade é benéfico para todos. Sendo assim, existe uma corresponsabilidade entre a equipe de meio ambiente e a população, que exerce o papel de guardiã dessas mudas, evitando vandalismos e auxiliando para que elas possam crescer saudáveis e tornar-se, no futuro, belas árvores.

Distribuição de mudas – De acordo com a Coordenação de Parques e Áreas Verdes, há, no Parque do Mocambo, um ponto de distribuição de mudas para serem plantadas na calçada dos imóveis da cidade. O funcionamento desse ponto é de segunda a sexta de 12h até 17h30min. Mudas de plantas adequadas para esses locais (como resedá, oiti, quaresmeira, ipê mirim, entre outras) são fornecidas gratuitamente para a população.

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -