MENU

Área econômica lamenta a morte do ex-ministro Reis Velloso


👤 Agencia Brasil
🕓 19/02/2019 - 19:38


O ministro da Economia, Paulo Roberto Guedes, divulgou nota de pesar pela morte do economista João Paulo dos Reis Velloso, hoje (19), no Rio. Segundo Guedes, o ex-ministro do Planejamento (1969-1979) foi “um dos economistas mais influentes na história do país”.

O ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso – Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

Guedes destacou iniciativas de Reis Velloso, como a criação do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e a fundação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, também manifestou “imenso pesar” pelo falecimento do ex-ministro, que “dedicou sua vida a pensar e a propor soluções para tornar o Brasil um país desenvolvido”.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme Lozardo, “nos anos 60, Reis Velloso foi incumbido pelo então ministro do Planejamento, Roberto Campos, de coordenar um dos mais notáveis projeto de planejamento econômico brasileiro, o Paeg. Foi o segundo dirigente do Ipea e empenhou-se para consolidá-lo como órgão de apoio à avaliação das políticas públicas do governo federal e ao planejamento estratégico do desenvolvimento econômico e social”.

Segundo relato de João Marcos Reis Velloso, filho do ex-ministro, à Agência Brasil, o economista, que tinha 87 anos, sentiu-se mal logo após se levantar da mesa café da manhã para fazer fisioterapia, por volta das 9h. Muito magro e idoso, Reis Velloso não sofria de nenhuma doença e mantinha-se lúcido. O ex-ministro deixa esposa, três filhos e quatro netos.