Arapuá: Governo Federal reconhece Estado de Emergência e ajudará com quase um milhão de reais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ministério da Integração Nacional reconhece situação de emergência em Arapuá. Obras para conter processo erosivo começará em poucos dias. 

Águas pluviais abriram uma enorme cratera no bairro Bela Vista, pois não havia como escoar.
Foto: Divulgação

A população de Arapuá está preocupada com a enorme cratera que se abriu no bairro Bela Vista, em decorrência das fortes chuvas de dezembro e janeiro. A atual administração municipal, ao tomar conhecimento do problema, começou a articular junto ao Governo de Minas Gerais e ao Governo Federal para conseguir verbas, afim de conter o processo erosivo. 
Além dos trâmites burocráticos, a Secretária de Obras construiu cinco quebra-molas temporários para evitar que novas chuvas venham a causar a ampliação da erosão. Três ruas próximas a cratera foram interditas e estão devidamente sinalizadas com placas, afim de evitar que motoristas e pedestres se aproximem da encosta.
Ao centro, ministro Helber Barbalho. Ao fundo, prefeito João Terto e deputado Newton Cardoso. À esquerda, Emílio Boaventura, vice-prefeito de Arapuá.
Foto: Divulgação

No início de março, o prefeito de Arapuá, João Terto, e o vice-prefeito, Emílio Boaventura, acompanhados do Deputado Federal, Newton Cardoso Júnior, estiveram em Brasília, onde reuniram-se com o ministro da integração nacional, Helber Barbalho. Os administradores explicaram a situação do município e lhe mostraram algumas fotos. Diante disso, eles foram orientados a procurar o Secretário Nacional da Defesa Civil, Newton Ramlow, que os atendeu prontamente.
Na semana passada, 15 de março, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, homologou o decreto municipal nº 99, de 27 de fevereiro de 2017. Desta maneira, o estado reconheceu a situação de emergência e autorizou a utilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). 
Ao centro, Newton Ramlow, Secretário Nacional da Defesa Civil. No lado direito, Emílio Boaventura e Silvio Souza, assessor do ministro da Integração Nacional. À esquerda, Newton Cardoso e João Terto.
Foto: Divulgação
Ontem, terça-feira (21), os dois administradores retornaram à Brasília e se reuniram novamente com o Secretário Nacional da Defesa Civil, que se comprometeu em enviar na próxima semana uma equipe de engenheiros para Arapuá. 
O Governo Federal, reconheceu o Estado de Emergência e liberará uma verba de aproximadamente 800 mil reais, que serão utilizados para recuperação do local afetado pela erosão. Os repassasses serão liberados após o plano de trabalho ser traçado pelos engenheiros responsáveis.

Portaria Nº 33, de 21 de Março de 2017 – Ministério da Integração Nacional
Foto: Divulgação
Em entrevista ao Triângulo Notícias, o vice-prefeito de Arapuá tranquilizou a população e disse que continuará a trabalhar para resolução efetiva do problema. 

A população do bairro Bela Vista pode ficar tranquila, não descansaremos enquanto o problema não tiver sido resolvido por completo. As obras serão iniciadas assim que o plano de trabalho e recursos forem liberados. Infelizmente, por falta de planejamento da gestão anterior, chegamos a esse nível de emergência, mas o prefeito João Terto continuará a tratando com a devida prioridade. Pedimos a compreensão de todos. 

- Continua depois da publicidade -

Lélis Félix Souza
Triângulo Notícias
22/03/2017 

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -