Após reforço na segurança, eleições no CE ocorrem em clima tranquilo

Compartilhe!

As eleições no estado do Ceará estão sendo realizadas com tranquilidade neste domingo (7). Balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) aponta que, até o momento, 268 urnas foram substituídas. Ao todo, foram distribuídas 21.499 urnas nas zonas eleitorais do estado.

O Ceará tem reforço na segurança para o primeiro turno das eleições. O efetivo conta com 3.300 militares do Exército, 10.804 policiais civis e bombeiros e 40 cidades com videomonitoramento.

“Nos cinco municípios em que estamos atuando aqui no Ceará (Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral), temos quase 2,5 milhões de eleitores e foi registrado apenas um flagrante de crime eleitoral até o momento. Isso nos dá muita tranquilidade da atuação da tropa. A eleição foi muito tranquila”, afirmou o comandante da 10ª Região Militar, general Cunha Mattos, afirmou o general.

Segundo o general Cunha Mattos, o detido foi preso por propaganda eleitoral irregular. Até o momento, a Polícia Federal registrou 11 prisões em flagrante, 13 mandados de busca e apreensão.

O envio de tropas federais foi determinado pela Justiça Eleitoral. A medida é prevista no Inciso XIV do Artigo 23 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos estados, com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Oitavo colégio

O Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do país. Segundo o TRE, o estado tem 6.343.897 eleitores aptos a votar distribuídos por 184 municípios. A principal faixa etária dos eleitores cearenses é de 30 a 34 anos (718.981) e 53% do total são do gênero feminino.

O TRE-CE informou que 34 cidades, incluindo a capital Fortaleza, terão a Lei Seca. Dessa forma, fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e demais locais abertos ao público, no horário compreendido entre 0h e 19h do dia 7 de outubro de 2018 (domingo).

Ao todo, 120 mil pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral no Ceará. A estrutura envolve mesários, magistrados, promotores eleitorais, servidores do TRE, auxiliares, policiais, militares do exército, delegados de prédio e terceirizados.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.