Após caso de vermes, COPASA destaca importância da limpeza da caixa d’água

Empresa emitiu nota e disse que segue todos os padrões de tratamento do Ministério da Saúde.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A COPASA emitiu uma nota e destacou que fornece água tratada aos moradores de Patos de Minas de acordo com os padrões do Ministério da Saúde. A manifestação veio após divulgação de vídeo onde uma moradora do bairro Jardim Quebec denuncia a presença de vermes na água.

Conforme apurado pelo Patos Notícias, a companhia está apurando se a água coletada pela consumidora veio direto da rede ou se estava armazenada em um reservatório domiciliar.

Leia a nota a seguir:

A Copasa esclarece que a água distribuída em Patos de Minas e em todas as cidades onde opera, atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, passando por um rigoroso processo de controle de qualidade, mediante a realização de análises antes, durante e depois do tratamento.

A Companhia esclarece que, para vistoriar situações pontuais é necessário que seja informado o endereço completo do imóvel. Além disso, a empresa esclarece que, mesmo com as agências de atendimentos fechadas durante a pandemia do Covid-19, os clientes devem registrar suas solicitações no: www.copasa.com.br / “Fale Conosco”; ou pelo e-mail faleconosco@copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital e, ainda pela central de atendimento telefônico no número 115, gratuitamente, 24 horas por dia.

A Copasa pontua, ainda, que os moradores devem realizar a limpeza das caixas d’água, conforme orientações disponibilizadas no site da Companhia, que podem ser acessadas pelo link: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/agua-de-qualidade/limpeza-da-caixa-dagua/limpeza-de-caixa-dagua.

A Companhia ressalta que trabalha continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde opera. Neste momento de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), a empresa reitera seu compromisso em fornecer água de qualidade à população e recomenda o uso consciente. Consumir sem desperdiçar é preservar o acesso à água para todos.

Relembre o Caso

Uma moradora do bairro Jardim Quebec em Patos de Minas divulgou imagens onde vermes são visualizados em uma vasilha com água. Os organismos, segundo ela, vieram da torneira. O abastecimento é feito pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

A moradora disse que está preocupada, já que pode ter ingerido água contaminada e teme por danos a sua saúde e a de sua família.

Assista ao vídeo a seguir:

Procedimentos de Limpeza para Caixas D´água

Fonte: COPASA

Depois que a água passa por modernos processos de tratamento, ela é distribuída à população totalmente livre de impurezas. Ao chegar à casa do cliente, a água tem outro local de armazenamento: a caixa d´água. Esta deve ser lavada a cada seis meses e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum bicho ou sujeira entre nela.

Esses cuidados são imprescindíveis, já que a responsabilidade da Copasa é garantir a qualidade da água distribuída até as ligações. Daí em diante, a responsabilidade passa para o Cliente. Por isso, é importante que cada caixa d´água esteja tão limpa quanto a água da Copasa, para evitar a incidência de doenças.

Atenção: quando a caixa d´água for subterrânea, é indispensável observar se ela tem proteção contra a água de enxurrada. Ainda assim, ela deverá ser lavada periodicamente.

1º Passo: Esvazie a caixa
2º passo: Escove bem as paredes e o fundo com uma escova de nylon. Não pode ser escova de aço
3º passo: Lave bem a caixa com um jato forte de água tratada ou potável
4º passo: Coloque num balde limpo um litro de água sanitária e 5 litros de água tratada

5º Passo: Com uma brocha ou um pano, espalhe a solução de água sanitária no fundo e nas paredes da caixa.
6º Passo: Espere meia hora para que a solução de água sanitária faça a perfeita desinfecção da caixa d’água
7º passo: Lave de novo a caixa com um jato forte de água. É importante deixar toda a água escorrer. A caixa deve ficar vazia.
8º passo: Agora, encha de novo a caixa e repita toda a operação daqui a seis meses.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS