Aplicativo Salve Maria será lançado em Patos de Minas

Processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Salve Maria
Foto: Divulgação (Prefeitura de Uberlândia)

O combate à violência contra a mulher em Patos de Minas ganhará importante reforço: o aplicativo para celular Salve Maria. A ferramenta facilita as denúncias por meio de um ambiente seguro e de atendimento rápido, uma vez que a própria vítima pode apertar o Botão do Pânico e automaticamente acionar a Polícia Militar (PM), enviando ao mesmo tempo a sua geolocalização.

O aplicativo oferece também o Botão Denúncia, por meio do qual terceiros podem acionar a PM diante de situações de violência, emitindo um alerta com a localização geográfica para que policiais verifiquem a ocorrência. Os chamados enviados por meio do Salve Maria são vinculados à mesma central dos registros via 190, sendo de exclusiva gerência da PM o controle das denúncias e a prioridade dos atendimentos.

A implantação do aplicativo em Patos de Minas será possível graças à parceria com o governo de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Governo desse município. A pasta fornecerá a ferramenta gratuitamente e dará assessoria para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir quanto ao Salve Maria. O processo para disponibilizar essa tecnologia no município está em fase de elaboração de contrato, devendo entrar em operação em poucos meses.

A iniciativa de disponibilizar o aplicativo Salve Maria à população envolve esforços da prefeitura, por meio do Centro de Referência da Mulher, da Polícia Militar, da 45ª Subseção da Ordem de Advogados do Brasil – OAB Patos de Minas – e do vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior. Cada um dos envolvidos enviou representantes a Uberlândia para conhecer em detalhes como a ferramenta contribui para evitar a morte de mulheres por feminicídio e agressões diversas.

O Salve Maria foi desenvolvido pelo Governo do Piauí, por meio de parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O aplicativo para celular expandiu-se para outros estados do país, como Maranhão, Santa Catarina e Minas Gerais, sendo Uberlândia a cidade pioneira na implantação entre os municípios mineiros.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.