A pandemia causada pelo novo coronavírus tem gerado impactos em diversas áreas. A doença, que pode ser transmitida de forma rápida, já dizimou mais de 500 mil pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, umas das formas de diminuir o contágio e, assim estabilizar o caos instalado no setor de saúde, é o isolamento social. A estratégia consiste em manter os indivíduos fora de atividades sociais em grupo para diminuir as possibilidades de transmissão da doença.
Por conta desse período de isolamento, que também é chamado de quarentena, algumas programações foram alteradas, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Além da prova do Enem, vários vestibulares foram adiados, já que as aulas das instituições de ensino superior de todo o país foram suspensas. Agora, a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020 também foi adiada pelo mesmo motivo.
Segundo Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a aplicação do exame foi adiada para 2021 por conta das restrições impostas em decorrência da Covid-19. Além disso, as universidades e demais institutos também solicitaram o adiamento. De acordo com Alexandre, a nova data será redefinida levando em consideração os ajustes dos calendários acadêmicos e o período de retomada das aulas das instituições de ensino superior.
O Enade 2020 será direcionado aos estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que fazem parte do Ano II do Ciclo Avaliativo no Exame, com foco nos bacharelados e licenciaturas dos cursos de Ciências exatas e áreas afins. Para os cursos superiores de tecnologia, o foco será nos campos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.
As provas para os estudantes que concluíram os cursos de graduação das áreas citadas estavam marcadas para o dia 22 de novembro deste ano. Até o momento, a nova data ainda não foi escolhida pelo Inep.
*Com informações do Ministério da Educação
Fonte: Agência Educa Mais Brasil