Antes de inaugurar, Zema quer repassar Hospital Regional para entidade privada

A concessão prevê a transferência do uso do imóvel e de todos os equipamentos médico-hospitalares. A entidade terá que atender no mínimo 60% pelo SUS.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
As obras do Hospital Regional de Governador Valadares estavam paradas desde 2016. Zema anunciou retomada nesta semana
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai receber, no dia 22 de junho (terça-feira) de 2021, as propostas das entidades de direito privado, sem fins lucrativos e de cunho filantrópico, que tenham  interesse na concessão de uso do Hospital Regional de Governador Valadares.

O processo licitatório será na modalidade concorrência, do tipo melhor técnica. Um dos pré-requisitos da proposta é a oferta de no mínimo 60% dos serviços ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A concessão de uso do imóvel vigorará pelo prazo de 25 anos, podendo ser renovada por mais dez anos. Será realizada a permissão de uso dos equipamentos e todos os bens patrimoniais do imóvel. Em contrapartida, a entidade filantrópica deverá prestar serviços ambulatoriais e hospitalares de assistência à saúde, aos usuários do SUS, de acordo com o percentual estipulado na proposta de trabalho enviada pelo Governo de Minas.

O valor destinado para compra dos equipamentos irá respeitar o limite de R$ 41.257.073,51 e será proporcional ao percentual de produção SUS apresentado pelo plano de trabalho da entidade. Dessa forma, o valor máximo se aplica apenas para proponentes que apresentarem proposta de trabalho 100% SUS.

Na macrorregião Leste, assim como em algumas regiões do estado, há necessidade de complementar a oferta de serviços assistenciais de alta e média complexidades e de estruturar serviços em uma lógica regionalizada. Considerando que existe uma infraestrutura no território inacabada e a possibilidade de aporte de recursos, o Governo de Minas Gerais optou por ampliar o acesso dos usuários através do funcionamento do hospital regional.

O início das atividades ocorrerá após a conclusão das obras do imóvel e instalação dos equipamentos médico-hospitalares.

Recursos

A finalização das obras e a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Governador Valadares integram as ações de reparação na Bacia do Rio Doce, em razão dos prejuízos causados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, em 2015.  No edital, não há previsão de aporte de recursos para custeio e manutenção das atividades.

Estrutura do Hospital

O Hospital Regional de Governador Valadares está localizado na Avenida Minas Gerais, encontro com BR-116, no município de Governador Valadares, na macrorregião Leste de Minas Gerais. Conta com 265 leitos distribuídos em quatro pavimentos, com área construída de 23.582,18 m² e terreno de 45.728 m².

O edital pode ser acessado no Portal de Compras MG.

http://www.compras.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1266:aviso-de-licitacao–edital-de-concorrencia-publica-no-012021&catid=21&Itemid=112

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.