Alvarás de construção passam a ser emitidos via internet em Uberlândia

Recurso digital lançado pela administração municipal agiliza procedimento e estimula a construção civil.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

A população conta agora com mais uma importante ferramenta online disponibilizada pela Prefeitura de Uberlândia. Trata-se do Alvará Num Clique, recurso que permite ao contribuinte solicitar, acompanhar e emitir o alvará de construção, demolição ou reforma totalmente pela internet. A expectativa é de que o instrumento online disponível no Portal da Prefeitura diminua de 50 para até 15 dias o trâmite do serviço oferecido pelo Município.

O projeto, que foi desenvolvido internamente pela Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), integra o programa Gestão Total. Plano que conta com um pacote de modernização do sistema público municipal.

“Com bastante determinação, apesar da grave situação financeira, temos conseguido melhorar o atendimento prestado a toda comunidade. Temos buscado alternativas que dão mais comodidade para a população, além de melhorar o desempenho dos nossos processos internos. Além disso, neste caso, vamos facilitar a vida do empreendedor e fomentar a construção civil, gerando emprego e renda para a população”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Como funciona

Até então, todos aqueles que pretendem construir ou reformar uma edificação para desenvolver um novo empreendimento imobiliário em Uberlândia precisam apresentar um projeto aprovado por especialistas e retirar um alvará de construção na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan). Com a nova ferramenta, todo o processo será feito pela internet, desde a apresentação do projeto, passando pela solução de dúvidas, pagamento e impressão do documento oficial com selo.

Será possível, por exemplo, informar as características do imóvel, anexar documentação, apresentar levantamentos topográficos, indicar qual o especialista conduz o processo, entre vários outros recursos. “Também preparamos uma área de chat, no qual o engenheiro ou arquiteto poderá conversar e tirar dúvidas diretamente com os servidores municipais da Seplan”, explicou o diretor-presidente da Prodaub , Reginaldo Mendes.

O sistema já está disponível neste link do Portal da Prefeitura e pode ser acessado por arquitetos e engenheiros credenciados junto ao Município. “Todo o processo passa a ser eletrônico. Aquele prazo que demorava 40 dias será reduzido sistematicamente para que o projeto possa estar concluído em até 15 dias eletronicamente. A aplicação que desenvolvemos se aproxima do que o cidadão utiliza hoje em dia, como WhatsApp e outros aplicativos. Pegamos o processo que hoje funciona manualmente e informatizamos ele de tal forma que a vida fique facilitada”, completou Mendes.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS