Aeroporto de Patos de Minas está fechado, segundo o DECEA

A árvore, que provocou a interdição, já foi cortada, porém é necessária a liberação pelo órgão fiscalizador.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos em Patos de Minas está interditado, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DCEA da Força Aérea Brasileira – FAB. O motivo é devido à violação no “Plano Básico de Zona de Proteção”. O aeródromo foi interditado nesta quarta-feira (19/05).

Segundo o gestor de aeródromo, Fábio Mata, o obstáculo seria uma árvore nativa do cerrado que estava localizada em uma propriedade rural em processo de inventário. A árvore foi cortada na terça-feira (18) após concessão de liminar pela Justiça.

Fábio explicou que aguarda a finalização do procedimento de comunicação ao órgão competente (DCEA) para que a interdição seja retirada do sistema. O prazo é até 28 de maio, porém acredita que em breve o aeroporto municipal volte a operar.

Ainda de acordo com o gestor, o aeroporto está fechado para pouso e decolagens, exceto voos de caráter emergencial.

Em nota, a Prefeitura de Patos de Minas esclareceu que:

o Aeroporto Pedro Pereira dos Santos encontra-se interditado devido a uma árvore que, em razão de sua localização, violava o plano de segurança do aeródromo. Esse obstáculo foi removido na tarde do dia 18 de maio, após liminar concedida pela Justiça;
com essa medida, o Plano Básico de Zoneamento e Proteção Aeroportuária já está em processo de finalização, para ser protocolado o mais breve possível no órgão competente. Após análise do documento, o aeroporto terá suas operações normalizadas;
vale ressaltar que, desde 2018, a gestão do aeródromo faz tentativas para remover a árvore, o que não ocorreu por impedimento da família proprietária da área onde o obstáculo encontrava-se. Como o prazo estipulado para retirá-lo expirou, a interdição entrou em vigor;
é importante destacar ainda que a interdição é momentânea e não impede voos em caráter de urgência e emergência, por exemplo os aeromédicos;
– a administração municipal não só zela pela devida manutenção do Aeroporto Pedro Pereira dos Santos, como trabalha para que o local seja uma das vertentes do desenvolvimento de Patos de Minas, com voos frequentes para cidades de grande porte.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Dr.matheus
Dr.matheus
19/05/2021 11:07

A árvore foi cortada ontem, o notan de interdição do aeroporto vem sendo prorrogado a meses, a última prorrogação foi do dia 09/05 para 19/05, bando de incompetentes. Olhe o prejuízos que vai causar, e se precisar de receber vacinas ou um resgate de ambulância aérea.hein seu administrador?

******
******
Responder a   Dr.matheus
19/05/2021 11:28

Aeronave militar, aeromédico ou que esteja realizando ação semelhante continuarão liberadas para realizar as operações no aeroporto. Isso foi o gestor do aeroporto, Fábio Mata, que disse. Apenas voos particulares/(comercias que não vem para a nossa cidade) que estão suspensos.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.