Adolescentes já podem se cadastrar para a vacinação em Patos de Minas

Receberão a vacina contra a covid-19, adolescentes de 12 a 17 anos. Cadastro é feito pelo Aprova Digital.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Adolescentes de 12 a 17 anos já podem cadastrar-se para vacinação contra a Covid-19 em Patos de Minas. A inscrição é por meio do site patosdeminas.prefeituras.net (Aprova Digital). O requerente deve criar usuário e senha na plataforma, caso não tenha, e depois buscar o processo específico para os nascidos de 2003 a 2009. Outra pessoa que já tenha acesso ao sistema, o mesmo usado para cadastramento na etapa de adultos, pode fazer o procedimento.

Segundo o Governo estadual, a previsão é iniciar o atendimento dessa faixa etária ainda em setembro, devendo o município seguir a ordem de prioridade estabelecida na Deliberação CIB-SUS/MG 3.508, de 3 de setembro de 2021. Primeiramente serão vacinadas as pessoas de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, vindo na sequência: adolescentes com comorbidades; gestantes e puérperas e, por fim, o público geral, sem comorbidades. 

Todos deverão apresentar termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável legal como forma de garantir o recebimento da vacina (clique aqui para baixá-lo). Esse documento ficará retido pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto deve ser original e impresso.

As comorbidades prioritárias estão estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, sendo as mesmas previstas na etapa para adultos. Entram, por exemplo, Síndrome de Down, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e diabetes. Já epilepsia não está na lista (consulte aqui a planilha completa).

Quanto às deficiências, entram motoras, auditivas, intelectuais e visuais, lembrando que elas precisam obstruir a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Por exemplo, no campo da visão, estão listadas apenas cegueira, baixa visão e visão monocular (consulte aqui mais informações).

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Priscila Correa Martins de Araujo
Priscila Correa Martins de Araujo
15/09/2021 11:08

meu filho transplantado de fígado completa 12 anos em dezembro, poderá se imunizar

Patos Notícias
Patos Notícias
Admin
Responder a   Priscila Correa Martins de Araujo
15/09/2021 12:11

Olá, Priscila. Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, fomos informados que somente poderá ser vacinado após completar os 12 anos.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.