Patos de Minas 

Ação no Mocambo alerta para o combate à violência e oferece serviços

Além da conscientização, houve várias oficinas e apresentações culturais.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Parque Municipal do Mocambo, em Patos de Minas, recebeu na manhã deste domingo (28/11) o evento “Unidos pela Cidadania”. A iniciativa da Rede Patos, grupo de apoio às vítimas de violência, trouxe como lema “elas e eles por elas” fazendo referência a busca pela segurança da mulher.

A rede de proteção social envolve Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, UNIPAM, integrantes do “Sistema S” e entidades do terceiro setor.

O objetivo principal é conscientizar sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Dentre as principais medidas está a denúncia. Confira os canais:

  • Disque Direitos Humanos (100);
  • Central de Atendimento à Mulher (180);
  • Disque Denúncia Unificado (181);
  • Polícia Militar (190);
  • Polícia Civil (197).

A denúncia pode ser anônima!

O evento no Mocambo ainda contou com vários serviços sociais para a comunidade. Houve aferição de precisão, testes de glicemia, vacinação contra a gripe, orientação sobre saúde bucal, atendimento do PROCON, distribuição de mudas, apresentações musicais, contação de histórias, oficinas infantis (desenho e pintura facial), dentre outros.

A idealizadora da Rede Patos, a juíza Solange de Borba Reimberg, explicou que o projeto foi inspirado em uma iniciativa que ocorre em Governador Valadares. “No primeiro momento nós queríamos trabalhar a parte de conscientização e sensibilização no enfrentamento a violência doméstica contra a mulher, mas agora a nossa ideia é fazer um trabalho de rede de proteção social de apoio às vítimas de vários segmentos vulneráveis”.

Segundo Solange, o plano é ampliar o projeto para os bairros e para a zona rural de Patos de Minas. Outros municípios da comarca, como Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, também poderão ser beneficiados.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), ressaltou a importância do engajamento social. “A gente tem buscado trabalhar desta maneira, integrando as entidades, os clubes de serviços, o poder judiciário, enfim todo mundo. A gente vive em comunidade e os problemas da comunidade também devem ser enfrentados de forma conjunta”.

Quem também elogiou a iniciativa foi o coordenador do PROCON de Patos de Minas, Rafael Godinho Nogueira. “Estamos aqui justamente para prestigiar esse trabalho tão bonito. Um trabalho realizado a várias mãos, todos em prol da proteção da nossa mulher patense”.

O gerente da UNIMED, Fabrício Borges, afirmou que as empresas privadas devem cuidar da sociedade. “Isso é uma ação conjunta da UNIMED, de mais treze cooperativas e de outras empresas parceiras, como o UNIPAM. Isso é muito importante, as empresas […] devem começar, cada vez, a se impor, se colocar realmente presente nas ações”.

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Comments System WIDGET PACK

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do autor de cada comentário. Comentários ofensivos podem ser removidos sem autorização prévia. Ao comentar, você concorda com a Polícia de Privacidade e Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.