Folha de São Paulo cita aplicação de doses vencidas em Patos de Minas; prefeitura nega

A prefeitura emitiu nota e disse que os lotes foram aplicados antes da data de expiração.

Compartilhe!

Uma reportagem da Folha de São Paulo, publicada nesta sexta-feira (02/07), apontou que 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. Em Patos de Minas, teriam sido 92 doses administradas. A prefeitura nega e diz que as vacinas foram injetadas antes da expiração.

Segundo a publicação são oito lotes expirados da AstraZeneca. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose destes lotes após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

LOTES SUPOSTAMENTE VENCIDOS
Local Lote/vencimento Doses
USF ALVORADA 4120Z001 (29.mar) 62
USF ALVORADA 4120Z005* (14.abr) 7
USF VARZEA 4120Z001 (29.mar) 21
USF VARZEA 4120Z005* (14.abr) 1
HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO 4120Z005* (14.abr) 1

A prefeitura de Patos de Minas emitiu nota e negou que tenha aplicado doses vencidas:

Em relação à matéria publicada pela Folha de São Paulo, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

-os lotes enviados ao município informados na notícia são: 4120Z001, com vencimento em 29 de março de 2021, e  4120Z005, cujo prazo de validade era 14 de abril de 2021;

-as doses pertencentes ao lote 4120Z005 foram entregues em 30/1 e totalmente aplicadas no início de fevereiro;

-o lote 4120Z001 foi recebido em 26/2, e a aplicação das vacinas foi encerrada na primeira quinzena de março;

-diante do exposto, é possível perceber que não foi realizada aplicação de vacinas fora do prazo de validade. Pode ter havido equívocos na digitação durante o lançamento dos dados, e são questões que já estão sendo verificadas para correção;

-a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a organização da vacinação, desde o recebimento e acondicionamento das vacinas, conferência de lotes e datas de validade, é realizado de forma bastante criteriosa pelos profissionais envolvidos nesse processo;

-vale destacar ainda a importância de as pessoas imunizadas nos períodos informados ficarem tranquilas, verificarem a data da vacinação e de vencimento da vacina no cartão e, em caso de dúvidas, entrarem em contato com a Epidemiologia.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.