Folha de São Paulo cita aplicação de doses vencidas em Patos de Minas; prefeitura nega

A prefeitura emitiu nota e disse que os lotes foram aplicados antes da data de expiração.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma reportagem da Folha de São Paulo, publicada nesta sexta-feira (02/07), apontou que 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. Em Patos de Minas, teriam sido 92 doses administradas. A prefeitura nega e diz que as vacinas foram injetadas antes da expiração.

Segundo a publicação são oito lotes expirados da AstraZeneca. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose destes lotes após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

LOTES SUPOSTAMENTE VENCIDOS
Local Lote/vencimento Doses
USF ALVORADA 4120Z001 (29.mar) 62
USF ALVORADA 4120Z005* (14.abr) 7
USF VARZEA 4120Z001 (29.mar) 21
USF VARZEA 4120Z005* (14.abr) 1
HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO 4120Z005* (14.abr) 1

A prefeitura de Patos de Minas emitiu nota e negou que tenha aplicado doses vencidas:

Em relação à matéria publicada pela Folha de São Paulo, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

-os lotes enviados ao município informados na notícia são: 4120Z001, com vencimento em 29 de março de 2021, e  4120Z005, cujo prazo de validade era 14 de abril de 2021;

-as doses pertencentes ao lote 4120Z005 foram entregues em 30/1 e totalmente aplicadas no início de fevereiro;

-o lote 4120Z001 foi recebido em 26/2, e a aplicação das vacinas foi encerrada na primeira quinzena de março;

-diante do exposto, é possível perceber que não foi realizada aplicação de vacinas fora do prazo de validade. Pode ter havido equívocos na digitação durante o lançamento dos dados, e são questões que já estão sendo verificadas para correção;

-a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a organização da vacinação, desde o recebimento e acondicionamento das vacinas, conferência de lotes e datas de validade, é realizado de forma bastante criteriosa pelos profissionais envolvidos nesse processo;

-vale destacar ainda a importância de as pessoas imunizadas nos períodos informados ficarem tranquilas, verificarem a data da vacinação e de vencimento da vacina no cartão e, em caso de dúvidas, entrarem em contato com a Epidemiologia.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Perito
Perito
03/07/2021 00:15

Estão fiando em datas do MS que afirma que estão vencidas, quem tá certo? Não bastasse toda essa desordem, ainda mais essa. Nunca vi um governo federal tão incompetente na minha vida, esse é recorde.

Eu rose
Eu rose
02/07/2021 16:34

Uai gente credo. Tem q verificar a data antes de aplicar né.
Custa nada.
Vai acabar matando gente dessa maneira.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.