
Todo profissional tem o sonho de evoluir na carreira. Elaborar um plano de carreira é um passo importante para definir as metas que deseja alcançar. Entretanto, ao longo desse percurso alguns comportamentos podem atrapalhar o desenvolvimento profissional. Pensando nisso, separamos algumas atitudes que impedem a sua evolução na carreira.
Tomar conhecimento desses comportamentos ajuda o colaborador a interromper um ciclo de auto-sabotagem. Continue a leitura e veja as desculpas que você deve abandonar agora mesmo.
Não investir em si mesmo
Quando se fala em qualificação e educação, os profissionais costumam “fechar a mão”. A atitude deveria ser justamente o contrário. Para estar em constante evolução, é importante contar com o auxílio de outros profissionais experientes e realizar cursos, orientação profissional, participar de workshops, palestras, etc.
É importante que esse investimento não seja aleatório, mas atenda as novas necessidades do mercado e aos objetivos para a carreira. Avalie se é melhor um curso de idiomas ou uma pós-graduação, MBA ou até mesmo um mestrado. Qual dessas opções é a mais ideal para atingir as suas metas? Faça uma análise e comece a correr atrás.
Dizer sim o tempo todo
Aprender a dizer não é um grande desafio para muitos profissionais. Claro que a proatividade é uma característica valorizada. No entanto, ela diferente de adotar uma postura de servidão para os superiores e demais colegas. Ao contrário do que se imagina, essa atitude pode prejudicar o profissional. Ao assumir diversas tarefas, o colaborador pode ter uma queda em seu desempenho e não conseguir atingir os seus objetivos. Por isso, comece a dizer não e dê prioridade as suas tarefas fundamentais. Faça o que tem que fazer e se empenhe para fazer bem feito.
Não ter um foco na carreira
Ao traçar metas e objetivos, fica mais fácil criar estratégias para alcançá-los. Quando você está sem foco na carreira, não consegue dar continuidade aos seus projetos ou acaba nem saindo do lugar. Comece com um ou dois objetivos, foque neles e aos poucos vá alcançando novos resultados.