
A prefeitura de Patos de Minas divulgou nesta sexta-feira, 20 de março, um novo boletim epidemiológico do coronavírus (covid-19). Até o momento não há casos confirmados no município.
São 11 casos em investigação. O material biológico foi enviado para Belo Horizonte, onde são feitos os exames. Um caso suspeito foi descartado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, um paciente está internado, porém seu quadro de saúde não é grave.
Como se prevenir
- Lave as mãos, com água e sabão, com frequência;
- Caso não seja possível lavar as mãos, utilize o álcool gel;
- Evite ao máximo colocar a mão na boca, nariz e olhos;
- Evite tocar em superfícies compartilhadas, como corrimões;
- Evite locais com grande aglomerações de pessoas.
Quais são os sintomas?
O coronavírus (COVID-19) se caracteriza por sintomas leves, como tosse e febre. A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar.
Possíveis sintomas:
- Tosse
- Febre
- Dificuldade para respirar (em casos graves)
O que devo fazer se sentir sintomas?
- Evite contato com outras pessoas e se possível use máscara;
- Não faça uso de remédios por conta própria;
- Entre em contato com o serviço de saúde por telefone. Em caso de urgência, solicite o SAMU (192). Caso decida ir a uma unidade de saúde, vá com máscara ou solicite uma assim que chegar ao local.