136 doses de vacinas contra a COVID-19 foram perdidas em Patos de Minas

A informação foi repassada pela Secretária Municipal de Saúde durante reunião com vereadores.

Compartilhe!

Imagem obtida pelo Patos Notícias mostra ampola que se quebrou em Patos de Minas

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, participou de uma reunião da comissão que apura um suposto fura-fila em Patos de Minas.

Ela esclareceu que 136 doses de vacinas contra a COVID-19 foram perdidas. Sendo:

Perdas técnicas: 96 doses

Por perdas técnicas, caracterizam-se os frascos de 10 doses que constavam somente 9. Todos esses foram notificados ao NOTIVISA.

Perdas físicas: 40 doses

4 frascos de 10 doses se quebraram, sendo que um frasco chegou quebrado à Vigilância em Saúde e três frascos quebraram após a retirada na vigilância.

Outras 38 doses estão em observação, pelo fato dos frascos terem ficado mais de 6 horas abertos e por algum tempo fora da temperatura ideal, que é de 2 a 8 graus Celsius. A prefeitura foi consultada, pelo Patos Notícias, na tarde desta quarta-feira (26), e informou que as doses seguem em monitoramento.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara dos Vereadores na última terça-feira (25/05)
Foto: Divulgação

Os representantes da Administração Municipal também esclareceram que a prefeitura possui furgão refrigerado para o transporte de vacinas. Nesse sentido, reforçaram que, de qualquer maneira, as vacinas são levadas aos locais de vacinação em caixas térmicas, que garantem a permanência da temperatura ideal. “Como tenho que garantir que a temperatura deve estar entre 2 a 8 graus, abrimos o frasco e aspiramos todas as doses de uma vez e colocamos dentro da caixa já na seringa. Isso garante que durante todo o prazo as vacinas estão com a mesma temperatura, o que mantém a estabilidade da vacina”, explicou a secretária.

Com relação à vacina da Pfizer, a secretária de Saúde esclareceu que a prefeitura já recebeu 1.170 doses, as quais têm a estabilidade de temperatura de 5 dias pós descongelamento. “Como são poucas doses, em 2 dias já acabamos com todas. E caso seja necessário um armazenamento por mais tempo das futuras doses, temos um freezer que possui a temperatura de menos 70 graus, o que garante o congelamento das vacinas”.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.