136 doses de vacinas contra a COVID-19 foram perdidas em Patos de Minas

A informação foi repassada pela Secretária Municipal de Saúde durante reunião com vereadores.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Imagem obtida pelo Patos Notícias mostra ampola que se quebrou em Patos de Minas

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, participou de uma reunião da comissão que apura um suposto fura-fila em Patos de Minas.

Ela esclareceu que 136 doses de vacinas contra a COVID-19 foram perdidas. Sendo:

Perdas técnicas: 96 doses

Por perdas técnicas, caracterizam-se os frascos de 10 doses que constavam somente 9. Todos esses foram notificados ao NOTIVISA.

Perdas físicas: 40 doses

4 frascos de 10 doses se quebraram, sendo que um frasco chegou quebrado à Vigilância em Saúde e três frascos quebraram após a retirada na vigilância.

Outras 38 doses estão em observação, pelo fato dos frascos terem ficado mais de 6 horas abertos e por algum tempo fora da temperatura ideal, que é de 2 a 8 graus Celsius. A prefeitura foi consultada, pelo Patos Notícias, na tarde desta quarta-feira (26), e informou que as doses seguem em monitoramento.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara dos Vereadores na última terça-feira (25/05)
Foto: Divulgação

Os representantes da Administração Municipal também esclareceram que a prefeitura possui furgão refrigerado para o transporte de vacinas. Nesse sentido, reforçaram que, de qualquer maneira, as vacinas são levadas aos locais de vacinação em caixas térmicas, que garantem a permanência da temperatura ideal. “Como tenho que garantir que a temperatura deve estar entre 2 a 8 graus, abrimos o frasco e aspiramos todas as doses de uma vez e colocamos dentro da caixa já na seringa. Isso garante que durante todo o prazo as vacinas estão com a mesma temperatura, o que mantém a estabilidade da vacina”, explicou a secretária.

Com relação à vacina da Pfizer, a secretária de Saúde esclareceu que a prefeitura já recebeu 1.170 doses, as quais têm a estabilidade de temperatura de 5 dias pós descongelamento. “Como são poucas doses, em 2 dias já acabamos com todas. E caso seja necessário um armazenamento por mais tempo das futuras doses, temos um freezer que possui a temperatura de menos 70 graus, o que garante o congelamento das vacinas”.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
4 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Kpop
Kpop
27/05/2021 00:05

Quem mandou tirarem a coordenadora da vigilância epidemiológica que estava fazendo um ótimo trabalho!!

EUSINHO
EUSINHO
26/05/2021 20:46

Acho que vou pegar o carro e levar minha mana no Paraguay para vacinar..Ela faz 60 em outubro e nesta faixa etária a vacinação emperrou. Têm vacina até para perder mas não aplicam nas pessoas. O Paraguai está vacinando….pais de primeiro mundo é outra coisa.

Helio Junior Faria
Helio Junior Faria
26/05/2021 20:41

Sem Comentários por uma Incompetência funcional desde plantador de ÁRVORE. Só isto é 1 VERGONHA

Dr.House
Dr.House
26/05/2021 16:50

Meu Deus. Já não tá fácil, ainda isso. Bora tomar cuidado. Não podemos ficar desperdiçando vacina.As pessoas estão morrendo.

A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.