12º BBM realiza treinamento de combate a incêndio florestal

Militares também participaram do simulado de Sistema de Comando de Operações com empresas do PAM em Paracatu/MG.

Compartilhe!

Treinamento também contou com o apoio do helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Fotos: 12º BBM/MG

O 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais, com sede em Patos de Minas, realizou em Paracatu/MG um treinamento de combate à incêndio florestal e um simulado de Sistema de Comando de Operações com empresas do Plano de Ação Mútua (PAM). Os ações foram realizadas entre os dias 24 de maio e 02 de junho.

O treinamento foi ministrado para 34 militares do 12º BBM, que possui pelotões nas cidades de Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Patrocínio e Patos de Minas. O grupo foi divido em duas turmas e contou com instruções sobre o cenário normativo ligado aos incêndios florestais, sistema de comando em operações, novas ferramentas, equipamentos e acessórios, operações com helicópteros e manejo integrado do fogo propriamente dito.

Militares do Pelotão de Combate a Incêndio Florestal  (PCIF) e do Batalhão de Emergências Ambientais e respostas a Desastres (BEMAD), juntamente com bombeiros do 12º BBM, estiveram à frente do treinamento, que também contou com o significativo apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

As técnicas ensinadas são usadas como estratégia de prevenção e combate a incêndios florestais e também é conhecida como Manejo Integrado do Fogo, pela qual se busca a redução da dimensão dos incêndios florestais e sua incidência.

No último dia de treinamento (02/06), foi realizado Simulado de Sistema de Comando de Operações em Incêndios Florestais na sede do Instituto Estadual de Florestal – Sede Paracatu que contou com a presença com representantes da Defesa Civil de Paracatu, IEF, Kinross Gold, DVPA, Arcelor Mittal, BEVAP e CBMMG. O simulado contou com cerca de 70 pessoas envolvidas das diversas empresas e órgãos acima citados que fazem parte o Plano de Ação Mútua (PAM).

12º Batalhão de Bombeiros segue trabalhando na preparação e prevenção ao período de estiagem de 2022.

 

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.